Conceituação ‘Vida de Monossílabo’

IMG_1255

O livro “Vida de monossílabo”, com texto de Alcides Goulart, publicado pela Editora Jovem, tem projeto gráfico do Estúdio Versalete e foi ilustrado a seis mãos por Christiane Mello, Fernanda Morais e Maíra Lacerda. O desafio desse projeto foi ampliar a história trazendo a nossa interpretação sobre as metáforas contidas no texto e ilustrá-lo sem uma narrativa visual linear.

O autor relata a trajetória amorosa de um personagem fazendo analogias à terminologia específica da nossa gramática para descrever as situações e os desenlaces. Para dialogar com essa história, que tem um sujeito indeterminado como protagonista, utilizamos letras e palavras como elementos gráficos nas nossas composições visuais.

Como escolhemos não dar um corpo definido a esse personagem, foram os sentimentos vivenciados pelo protagonista que nos inspiraram na criação das ilustrações. Para reforçar o ambiente lúdico dessa narrativa, escolhemos como linguagem visual a técnica da colagem. A construção de cada imagem se deu em várias etapas, começando pelo esboço dos desenhos, a definição da paleta cromática, o recorte das partes no papel, o desenho dos fundos em pastel seco, a composição da colagem e os acabamentos em lápis de cor.

Em alguns momentos no livro, para compor a narrativa visual, buscamos referências na arte e na história, que são apontadas com um breve texto informativo nas páginas pós textuais.

Escolhemos o formato quadrado (19,2×19,2cm) e criamos um grid flexível de seis colunas para possibilitar uma boa articulação entre texto e imagens. A tipografia utilizada foi a Linotype Syntax, de Hans Eduard Meier, uma família sem serifa humanista que é neutra sem ser fria.

índice de Textos & Reflexões disponíveis