Dick Bruna

dick bruna

Dick Bruna foi um dos mais importantes ilustradores e autores holandeses. Ele foi o criador da coelhinha Miffy, uma das personagens da literatura para crianças mais reconhecidas no mundo.

Dick Bruna, considerado um dos mais importantes ilustradores e autores holandeses, possui um trabalho memorável. Ele foi o criador de Miffy, um dos personagens da literatura para crianças mais reconhecidos no mundo.

Cativante pela simplicidade do traço e das histórias, a alegre coelhinha branca aprecia os momentos felizes de suas pequenas aventuras, como um passeio com sua família ao zoológico, brincar de bola com seus amigos, visitar uma fazenda ou um museu, ou celebrar seu aniversário.

O primeiro livro, cujo título era Miffy (originalmente intitulado “Nijntje”, uma abreviação de konijntje, que significa coelho em holandês), foi publicado em 1963. Seu grande sucesso se deve ao fato de que, em todos os aspectos, ele foi projetado para seu público leitor, as crianças, e esse foi seu grande diferencial na época. Bruna apostou na simplicidade: histórias e imagens simples, textos curtos e poucas ilustrações. Os dois primeiros livros tinham formato quadrado, com aproximadamente 15 centímetros de altura. Na época, os livros infantis que eram produzidos contavam com um formato maior e com ilustrações muito mais complexas, talvez mais interessantes do ponto de vista dos pais. Por isso o trabalho de Bruna era tão ousado.

miffy

Dick Bruna estudou na Rijksakademie (State Academy of Fine Arts), em Amsterdam, mas não concluiu o curso, frustrado por acreditar que não dominaria a pintura e a perspectiva. Apesar de nunca ter se tornado o artista que imaginou que seria, seu trabalho é reconhecido como parte do cânone holandês de artes e design.

Taco Dibbits, director do Rijksmuseum, em Amsterdã, que em 2015 organizou uma exposição dedicada aos 50 anos de de carreira de Dick Bruna como artista e designer, afirma que o trabalho do ilustrador foi influenciado pelas linhas grossas e pela bidimensionalidade de Henri Matisse e Fernand Léger. “Ele eliminou tudo que não era essencial do rosto de sua coelhinha até que foi reduzido ao mínimo necessário”, comentou Dibbits. “E ele fez o mesmo com o texto de seus livros infantis. Ele usa uma linguagem que não é simples nem tola, e sim reduzida ao essencial.”

Sobre seu próprio trabalho, Dick Bruna disse “Eu levo muito tempo para fazer meus desenhos o mais simples possível, dispensando muitos elementos, antes de atingir aquele momento de reconhecimento”. Ele acrescentou: “Eu deixo bastante espaço para a imaginação das crianças.”

Seu sucesso não foi imediato, mas, sua insistência pela simplicidade o levou a grande reconhecimento. Foram mais de 30 livros publicados com a protagonista Miffy, que posteriormente foi licenciada para a produção de brinquedos, roupas, séries de TV etc. O trabalho de Dick Bruna é especialmente popular no Japão, onde os livros e os demais produtos Miffy encontraram espaço no Mercado adulto.

Dick Bruna havia se aposentado em 2011 e, infelizmente, veio a falecer esse ano, no dia 16 de fevereiro, deixando um grande legado.

índice de Textos & Reflexões disponíveis