Exposição virtual sobre as cartas ilustradas de Beatrix Potter

potter-intro

Na exposição virtual promovida pela Morgan Library Museum, podemos apreciar as cartas originais que deram origem aos livros de Beatrix Potter

As ideias originais para muitas das histórias de Beatrix Potter são encontradas nas cartas manuscritas e ilustradas por ela, dirigidas aos filhos de amigos e às crianças da família. Foi em uma carta, para o filho de uma antiga governanta, Noel, de cinco anos, que ela registrou pela primeira vez a história inspirada em seu coelho de estimação, que se transformaria no famoso personagem “Peter Rabbit”.

Sete anos depois, Beatrix Potter pede as cartas de volta, copia as ilustrações e decide publicá-las. Depois de ser recusada por seis editoras, ela financia a própria publicação em 1901. A primeira tiragem de 250 exemplares logo se esgotou e ela imprimiu mais 200 livros para atender a demanda. Após de ter visto uma cópia, o editor Frederick Warne decide publicar “The Tale of Peter Rabbit”. Seus livros preservaram a ludicidade, a simplicidade e a perspicácia das cartas escritas para as crianças reais.

É interessante estudar a trajetória de Beatrix Potter para entender e valorizar o que ela alcançou: o reconhecimento de seu trabalho dedicado às crianças, lidando com todo o preconceito e opressão contra as mulheres na Inglaterra Vitoriana.

Na exposição virtual promovida pela Morgan Library Museum, podemos apreciar as cartas originais que deram origem aos livros de Beatrix Potter.

Veja mais no link: http://www.themorgan.org/collection/Beatrix-Potter-Picture-Letters

índice de Textos & Reflexões disponíveis