O designer e a materialização do texto

1

O designer é responsável pela materialização do texto. É ele quem define as características físicas do livro, que vão desde os aspectos tridimensionais do objeto até a organização da informação em cada página

O processo editorial envolve muitos agentes, dos quais gostaríamos de destacar três pelo seu envolvimento com a criação do livro: o autor, o coordenador editorial e o designer (no caso do livro infantil, incluiria-se também o ilustrador). O caminho mais comum na produção de um livro é o autor apresentar seu texto para uma editora que vai contratar um designer para executar o projeto gráfico. Mas qual é a importância da atuação desse profissional na elaboração do livro?

O designer é responsável pela materialização do texto. Ele deve definir as características físicas do livro, que vão desde os aspectos tridimensionais do objeto até a organização da informação em cada página. Ou seja, o designer dá corpo ao texto projetando seu suporte e sua forma.

Mas esse não é um trabalho apenas mecânico. As escolhas feitas pelo designer devem ser conscientes e condizentes com o conteúdo do livro, pois suas características físicas também comunicam. Em seu primeiro contato visual com o objeto, é esperado que o leitor obtenha algumas informações sobre seu conteúdo, tais como gênero literário e temática do texto. Portanto, no projeto do livro, o designer tem a responsabilidade de transformar os conceitos abstratos contidos no discurso do autor em conceitos visuais.

Para que essa comunicação seja clara e precisa, é importante que o projeto seja bem estruturado. Diferente do desenho de uma marca, que deve apresentar o conceito da empresa, produto ou serviço de forma sintética, o projeto do livro se dá em camadas, pois são muitos os elementos visuais que o compõem, e todos devem estar muito bem orquestrados a fim de garantir a coerência e a coesão no discurso visual da obra.

Os designers são treinados para utilizar a linguagem visual como ferramenta de comunicação. Ao projetarem um livro, devem levar em conta aspectos estéticos e funcionais na busca por soluções. Portanto, sua atuação é decisiva para a criação do livro como suporte condizente ao texto, capaz de representar visualmente seu conteúdo e potencializar a mensagem ali contida acrescentando informação visual e tátil.

 

índice de Textos & Reflexões disponíveis