Resenha: ‘The Book’

A publicação, escrita por Keith Houston, aborda a história dos livros, que existem há mais de 2 mil anos
Na nova edição da Eye Magazine, Steven Heller fez uma crítica elogiosa sobre o livro The Book – a cover to cover exploration of the most powerful object of our time. Essa crítica veio ratificar as nossas impressões: desde que compramos um exemplar em novembro de 2016, estamos encantadas com o seu texto e com o seu projeto gráfico.
O que difere esse livro dos outros que já lemos, além da habilidade do autor de tornar os fatos em narrativas interessantes, é a sua abordagem em relação a esse vasto e maravilhoso tema que é a História do livro – o mais poderoso objeto do nosso tempo. O conteúdo é dividido em quatro partes: “A página”, “O texto”, “Ilustrações” e “Forma”. Com esses recortes, Keith Houston discorre, em cada uma das partes, como a evolução desses elementos presentes na feitura dos livros revelam grande parte da história de impérios e civilizações, como o Egito e a China, além de feitos ousados realizados por indivíduos visionários, como Gutenberg.
Na parte “A página”, uma análise dos diferentes suportes usados para o registro da escrita, do papiro ao papel, sem deixar de mencionar o pergaminho. Em “O texto”, entendemos a evolução da escrita e das técnicas para reproduzir essa escrita. Impossível não falar sobre “Ilustrações” quando tantos belos e raros manuscritos iluminados que resistiram às intempéries do tempo para chegar até os dias atuais. Aqui também são contempladas as técnicas de reprodução e a sua evolução: a xilogravura, a gravura em metal e a litogravura. Para fechar, ele escolheu o recorte “A forma”, que dialoga com o conteúdo da primeira parte sobre a página. Da tábua de barro ao códice, todas as formas pelas quais esse objeto se transformou, e continua se transformando.
O livro, esse objeto com cerca de 2 mil anos de idade, tem uma convidativa história que é contada com habilidade por Keith Houston, a partir de uma pesquisa apurada e com fotos e ilustrações explicativa. The Book nos presenteia com surpreendentes histórias sobre a mais importante e universal tecnologia de informação. Realmente, a sua leitura é um deleite para os amantes de livros.