Sobre o design do livro Contos ao redor da fogueira

ContosaoRedordaFogueira

A força, a ousadia e a luta dos protagonistas foram os conceitos-chave para a elaboração deste projeto.

A força, a ousadia e a luta dos protagonistas foram os conceitos-chave para a elaboração deste projeto.

Para representar visualmente esses conceitos, foram utilizados contrastes intensos nas cores, nas escalas e nas formas. A inversão dos valores cromáticos da página, com as letras brancas sobre o fundo preto, e o deslocamento da mancha de texto, que tradicionalmente é espelhada pelo eixo da lombada, foram as soluções gráficas encontradas para simbolizar a exclusão sofrida por Kumbu e Buanga.

A escolha do fundo preto exigia uma família tipográfica que proporcionasse boa leitura no negativo.

A Poynter Old Style Text de Tobias Frere-Jones, usada no texto, pertence ao grupo Readability Series do FontBureau e foi patrocinada pelo The Poynter Institute for Media Studies com o intuito de promover a criação de uma nova família tipográfica, econômica e com boa legibilidade, para utilização em jornais. Apostamos que esse desenho tipográfico teria a sua legibilidade garantida na inversão dos valores cromáticos, e acertamos! Para os títulos, escolhemos a Quagmire de Rian Hughes, com o seu desenho talhado e irregular, criou harmonia com os demais elementos gráficos inspirados na cultura afro.

No intuito de ambientar o leitor no universo da narrativa, buscamos inspiração na arte têxtil africana e nas ilustrações de Rui de Oliveira. Dois desenhos feitos pelo ilustrador foram utilizados como módulos para os padrões dos contos. Cada um deles tem sua própria paleta cromática, inspirada em elementos da natureza: o laranja e o verde, cores intensas que remetem, respectivamente, ao fogo e à mata.

ContosaoRedordaFogueira

ContosaoRedordaFogueira2


ContosaoRedordaFogueira3

ContosaoRedordaFogueira4

ContosaoRedordaFogueira5

ContosaoRedordaFogueira6

ContosaoRedordaFogueira7

índice de Textos & Reflexões disponíveis