Sobre o design do livro O Anjo Rebelde

AnjoRebelde

Escolhemos como referência principal para este projeto o movimento de Artes e Ofícios, iniciado na Inglaterra no final do século XIX.

Os incunábulos foram os primeiros livros impressos com tipos móveis na segunda metade do século XV na Europa. São um paradigma de qualidade e beleza na história do livro para artistas, editores e designers. Partindo da arte incunabular, que inspirou a ilustradora Thaís Linhares, buscamos trazer para o design deste livro os mesmos valores de projeto unificado, cuidados tipográficos e qualidade gráfica que inspiraram tantas gerações de profissionais ligados à arte do livro.

Escolhemos como referência principal para este projeto o movimento de Artes e Ofícios, iniciado na Inglaterra no final do século XIX, cujo grande legado foi, entre outros, recapturar a qualidade gráfica dos incunábulos para os livros modernos. Como família tipográfica de texto, usamos a Golden Type, cujo projeto original de William Morris (1834-1896) é fruto de estudos dos tipos de Nicholas Jenson (1404 – 1480), um importante editor veneziano do final do século XV. Esta tipografia guarda a angulação marcante da pena quadrada da escrita gótica, porém com a legibilidade e aberturas grandes das primeiras escritas renascentistas.

Usamos letras capitulares vermelhas, Chaucerian Initials, também projetadas a partir dos desenhos de Morris. Valorizamos a mancha gráfica de texto e sua densidade tão apreciada pelos primeiros grandes editores, por meio de largas margens com proporções clássicas e parágrafos separados por símbolo e não por quebra de linha e recuo. Para os títulos, usamos a fonte Blackmoor, de David Quay, reinterpretação da letra gótica tradicional com dramatização e humor contemporâneos.

Apesar das referências históricas, trata-se de uma edição do nosso tempo. Assim, incluímos soluções gráficas do repertório atual, como imagens em texto, alinhamentos à esquerda e à direita, sangramentos, dentre outros.

AnjoRebelde
AnjoRebelde2
AnjoRebelde3
AnjoRebelde4
AnjoRebelde5

índice de Textos & Reflexões disponíveis